Pesquisas apontam que mais de um bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais. Os brasileiros são a segunda maior população a passar mais tempo na internet. De acordo com o the next, o número de usuários de mídia social teve um aumento de 9% desde ano passado.
As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Por isso viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você melhorar suas vendas usando esses canais. Confira.
Saiba usar cada canal de comunicação
É fundamental entender as particularidades de cada rede social. Use-as da melhor forma possível e agregue valor à comunicação da sua empresa. Por exemplo:
Instagram: Mostre o cotidiano do negócio com fotos e vídeos curtos. Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Use hashtags que tenham a ver com o o que você faz. Também busque apoio de influenciadores digitais e promova vendas alinhadas com o WhatsApp.
WhatsApp: Não é uma rede social, mas merece ser mencionado. Nele você pode convidar seus clientes por meio das redes sociais e ter mais informações via esse aplicativo, permitindo uma negociação personalizada. Mas tome cuidado com essa interação. Ela deve ser feita de forma consciente e não invasiva.
Twitter: Atualmente é uma das melhores plataformas para a publicidade. Uma rede dinâmica e atualizada é um dos melhores sites para difundir conteúdo facilmente e criar engajamento com seu seguidores. Mas você deve avaliar se faz sentindo para o seu negócio. É uma rede social que tem uma pegada mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real.
Comunicação de qualidade
As redes sociais são espaços muito visuais. Por isso é legal usar imagem e materiais de boa qualidade e pensar em ações focadas em interação, que é fundamental para conquistar engajamento do público. Portanto, solte a criatividade.
Canais de venda
Não é imprescindível ter um e-commerce para ter uma presença marcante nas redes sociais. No entanto, cabe ao empreendedor avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.
Cada canal tem uma finalidade e gera uma oportunidade. Mas lembre-se de que existem regras às quais deve ficar atento para regulamentar a atuação do seu negócio. Por isso, analise o que é mais interessante para a sua empresa de acordo com a sua realidade.
Gestão
Existem várias ferramentas que você pode usar para apoiar a gestão das redes sociais. Por exemplo: Buffer, Swonkie, SKEDit, Hootsuite, Cyfe. Elas têm como objetivo programar postagens, monitorar as métricas, medir o alcance das páginas, acompanhar a evolução dos seguidores e avaliar o engajamento. É interessante usar o perfil empresarial para analisar esses dados. Assim, você faz uma gestão mais assertiva nas suas redes.
Vale também impulsionar os seus posts. Faça publicações patrocinadas. Elas permitem direcionar a mensagem para um público maior, que não seria possível alcançar de forma orgânica. Além disso, é possível direcionar uma determinada comunicação para um público bem definido sem que apareça na linha do tempo do seu perfil. É o chamado “dark post”.
Público-alvo
É fundamental definir o perfil do público-alvo que você deseja atingir para ter uma comunicação mais eficaz e eficiente. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma muito precisa para um público muito específico. Não é o que acontece em outros canais de comunicação, como o jornal impresso ou a televisão. Eles falam com o público geral.
Fonte: Sebrae
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