top of page

A importância de manter suas certidões negativas atualizadas

As certidões negativas normalmente são requeridas em processos licitatórios, mas essa prática começou se tornar muito comum em esferas não governamentais, por exemplo, homologação de cadastro junto a fornecedores, ou então, aprovação de cadastros junto a bancos, públicos ou privados.


O que é certidão negativa?


A certidão negativa de débitos (CND) pode ser emitida em esferas municipais, estaduais ou federais.

O documento confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nomes da Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.


Quais os tipos de certidões negativas?


Existem certidões negativas emitidas de forma gratuita, como a da Receita Federal, Previdência Social, Fundo de Garantia, Pedido de Falência e Certidão de Débitos Trabalhistas.

Porém outras solicitam o pagamento de uma taxa para sua emissão, são os casos de algumas Certidões Municipais, Concordata e Recuperação, Tribunal Regional do Trabalho e processos cíveis criminais ou trabalhistas em andamento.


Como emitir as certidões negativas?


Normalmente a solicitação acontece via internet, e basicamente irá requerer o número do CNPJ (em caso de PJ) ou do CPF (em caso de PF).

Lembrando que a certidão somente será emitida quando não houver nenhum tipo de pendência junto ao órgão solicitado. Existem algumas exceções que a emissão acontece mesmo com pendências, normalmente reconhecidas como certidões negativas com efeito de positivas.


A inTrio Contabilidade possui em seu site uma área exclusiva para emissão de certidões negativas, centralizando e facilitando o processo para o usuário:


Abaixo segue a link's das certidões negativas mais procuradas:


Certidão de débitos Receita Federal

Certidão regularidade FGTS


Certidão de débitos estaduais


Certidão trabalhista (justiça do trabalho)

Certidão de falência e concordata


Certidão municipal


Comentarios


bottom of page