A cerca de 1 (um) ano que o mundo vem enfrentando crises sanitárias, colapsos em setores da saúde e consequentemente crises de ordem econômica e financeira.
Por mais seguro e consolidado que seu negócio possa parecer a instabilidade constante que a economia vem passando requer inteligência para evitar ou minimizar os impactos que sua empresa pode receber.
Diante disso preparamos algumas dicas estratégicas que podem não ser a solução de todos seus problemas, mas que certamente podem ajudar a mitigar essa tribulação.
Repense as estratégias comerciais e aumente sua área de atuação
Ficou ainda mais claro nessa pandemia que a diversidade de clientes qual sua empresa atende é de extrema importância para manter a saúde financeira em dia. Tiveram inúmeros casos onde empresas que vendiam ou prestavam serviço a uma escassa linha de clientes e esses foram mais prejudicados com a pandemia, tiveram muito mais problemas para manter sua empresa funcionando.
Uma das dicas comerciais e de aumento da área de atuação, são as redes sociais, essas que demandam pouco investimento financeiro e podem trazer muitos resultados.
As mídias sociais são uma maneira eficaz de manter os clientes atualizados sobre ofertas e horários e o que a empresa está fazendo para manter uma experiência de compra segura. Os varejistas também podem alavancar recursos, como transmissões ao vivo e postagens no Instagram para compra, para se manterem conectados aos clientes e fornecer a eles uma maneira mais fácil de fazer compras.
Crie estratégias que passem segurança ao seu cliente diante a pandemia
Em áreas relacionadas a vendas, adote estratégias que permitam expandir os tipos de atendimento aos clientes, como “retire na loja”, “atendimento agendado”, “entrega em domicílio”, entre outras, são maneiras de “tranquilizar” aquele público que pretende consumir mas esta receoso de sair de casa e enfrentar aglomerações.
Já os prestadores de serviço, garantam que seu cliente veja de forma clara quais as medidas sanitárias sua empresa está adotando para controlar a pandemia, cartazes informativos, álcool em gel na porta, uso de máscara, se puder um medidor de temperatura entre outros, esses protocolos certamente ajudarão na escolha dos clientes pelo seu atendimento.
Lembrando que todas essas ações devem ser divulgadas, e conforme a primeira dica, as redes sociais são uma ferramenta fortíssima para isso.
Mantenha bom relacionamento com seus agentes de crédito
No cenário de incertezas que vivemos, não podemos afirmar quantos meses ainda sofreremos com a instabilidade do mercado, dessa forma mantenha sempre um contato próximo com seus bancos e gerentes. Existem ainda opções de crédito muito interessantes no mercado, opções essas que devem ser pensadas mesmo se a situação econômica da sua empresa se encontra em bom estado, isso pelas taxas de juros atrativas.
Nunca feche as portas para uma proposta de crédito, ela pode não existir mais em poucos dias.
Planejamento tributário e financeiro
Mais do que nunca a proximidade com sua contabilidade ou com empresas de consultoria são necessárias!
Um bom planejamento tributário pode facilmente resultar em economias que podem fazer a diferença entre manter sua empresa aberta ou fechá-la.
Além disso, um bom diagnostico financeiro pode mostrar exatamente onde estão as “sangrias” que hoje podem fazer uma grande diferença na sua gestão financeira.
Espero que tenham gostado, dúvidas? A inTrio está à disposição!
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