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Markup: o que é, e como calcular

Esse é um termo comum no mundo empresarial, todos aqueles que já se perguntaram como calcular o preço de venda de um produto ou o valor da prestação de um serviço, já deve ter ouvido falar em markup.


Mas afinal, o que é o markup?


Basicamente o markup é um índice utilizado na formação do preço de venda.


Vale ressaltar que isoladamente o markup não deve ser o decisor para a formação do preço de venda, mas é um embasamento solido, principalmente como ponto de partida. Uma técnica comum utilizada no ambiente empresarial é mesclar o markup junto com uma pesquisa de mercado, essas duas variáveis trabalham muito bem juntas e podem trazer ótimos resultados.


Como calcular o markup?


Agora que sabemos o que é o markup e sua importância, vamos falar da sua aplicação, e das diferenças entre o markup divisor e markup multiplicador.


Markup divisor

Vamos dividir em três passos e exemplificar na prática para seu melhor entendimento.


1º Passo – Custo total de venda

Imagine que você comprou um produto por R$ 100,00, sendo que seu ICMS (venda) é de 12%, as taxas de despesa administrativas representam 10% e você deseja ainda um lucro de 30%:


ICMS – 12%

Desp. Administrativas – 10%

Lucro Desejado – 30%

Custo Total de Venda = 52%


2º Passo – Encontre o Markup divisor

Com o custo total de venda levantado, vamos aplicar uma fórmula simples para descobrir o markup divisor.


Obs: Note que o preço de venda sempre corresponderá de um percentual de 100%

Markup divisor = Preço de venda (–) Custo total de venda / 100

Markup divisor = (100 – 52) / 100

Markup divisor = 48/100

Markup divisor = 0,48

3° Passo – Encontre o preço de venda

Agora que já descobrimos as varáveis necessárias, é possível calcular qual será o valor ideal que o produto será vendido.


Preço de venda = Valor da compra / Markup divisor

Preço de venda = 100 / 0,48

Preço de venda = 208,33

De acordo com o markup divisor, o produto deve ser vendido a R$ 208,33 isso levando em consideração todos os custos envolvidos mais os 30% de lucro desejados.


Markup Multiplicador

Vamos dividir em dois passos e exemplificar na prática para seu melhor entendimento.


1º Passo – Encontre o markup multiplicador

Utilizando como base o exemplo anterior, onde encontramos um markup divisor de 0,48, basta aplicar a fórmula do markup multiplicador.


Markup multiplicador = 1 / Markup divisor

Markup multiplicador = 1 / 0,48

Markup multiplicador = 2,08


2º Passo – Encontre o preço de venda

A partir do cálculo do markup multiplicador é possível encontrar o preço de venda, lembrando que conforme exemplo anterior o nosso custo de compra foi de R$ 100,00


Preço de venda = Custo compra x Markup multiplicador

Preço de venda = 100 x 2,08

Preço de venda = 208,00


Podemos notar que o markup multiplicador é mais rápido e simples de ser aplicado, mas para isso é preciso ter as mesmas condições de custo e desejar sempre o mesmo lucro em todos os produtos. Se não forem essas variáveis a orientação é de utilizar o markup divisor.


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Fontes: Alternativa FIA

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